Conceitos e definições:
Estima o risco de morte por causas plenamente atribuíveis ao consumo de álcool, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Método de cálculo:
Numerador: número de óbitos por causas plenamente atribuíveis ao consumo de álcool (códigos da CID-10 conforme tabela de classificação das condições nas quais o uso do álcool é a causa necessária), segundo faixa etária, sexo, localidade de residência e ano do óbito.
Denominador: população residente segundo faixa etária, sexo, localidade e ano.
Constante: 100.000
Unidade de medida:
Óbitos por 100.000 habitantes
Variáveis que compõem o indicador, suas respectivas fontes e instituições produtoras:
Número de óbitos por causas plenamente atribuíveis ao consumo de álcool (códigos da CID-10 conforme tabela de classificação das condições nas quais o uso do álcool é a causa necessária)
SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Ministério da Saúde (MS)
TCU Ministério da Saúde/SVSA/DAENT/CGIAE
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Número de óbitos por por causas plenamente atribuíveis ao consumo de álcool (códigos da Classificação Internacional de Doenças-10 conforme tabela de classificação das condições nas quais o uso do alcool é a causa necessária)
Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM)
Tribunal de Contas da União (TCU) Ministério da Saúde/Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente/Departamento de Atenção Especializada e Temática/Coordenação Geral de Informação, Análise e Estratégia (SVSA/DAENT/CGIAE)
Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde (MS/SMS)
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Referências:
Garcia, 2015 - Garcia, Leila Posenato; Freitas, Lucia Rolim Santana; Gawryszewski, Vilma Pinheiro; Duarte, Elisabeth Carmen Uso de álcool como causa necessária de morte no Brasil, 2010 a 2012 / Alcohol use as a necessary cause of death in Brazil, 2010-2012). Rev. panam. salud pública; 38(5): 418-424, Nov. 2015. tab.